sábado, 25 de agosto de 2007

UEPB promove segunda edição do Festival de Cinema 'Comunicurtas'

A Universidade Estadual da Paraíba, através do Departamento de Comunicação Social, realiza, de 27 a 31 de agosto, no Sesc Centro e no Museu de Arte Assis Chateaubriand, em Campina Grande, a segunda edição do Festival de Cinema Comunicurtas. Cerca de 40 vídeos de vários estados do País se inscreveram para concorrer ao Prêmio Machado Bitencourt, nas categorias Universitário e Experimental.

Na categoria "Universitário", foram selecionados os filmes "A voz o poeta", dirigido por Diana Reis; "Pela tela pela janela", com direção de Nycolas Albuquerque e "Sob a luz da projeção", dirigido por Helton Paulino, ambos da Paraíba; além de "Cordel da serenata muda", sob a direção de Marcelo Travassos, de Pernambuco.

Já na categoria "Experimental" concorrem as produções paraibanas "Instrumento detector de alguma coisa", dirigido por Otto Cabral; "O gago apaixonado", sob a direção de Romero Azevedo e "Uma curta chama", com a direção de Helton Paulino; além de "Hemocromatose", dirigido por Breno César, de Pernambuco.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 27, às 19h, no Sesc Centro, com a realização de uma mostra de vídeos convidados, como "A estória da figueira", "O bolo", "Chorume", "Chui, Chuy e Babel na América Latina" e "Fúria". O cineasta José Mojica Martins, conhecido como Zé do Caixão, participará da solenidade.

Além da mostra competitiva de filmes, serão realizadas oficinas de cinema, debates, apresentações culturais e uma mostra especial para pessoas da terceira idade. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

O evento - Comunicurtas é uma mostra que consiste na difusão e exibição de filmes curtas-metragem locais, regionais e nacionais, voltada para o público campinense, já que na cidade não existe um espaço voltado para este tipo de divulgação cinematográfica.

A mostra também tem o intuito de abrir espaço para que os estudantes da Universidade Estadual da Paraíba, Federal de Campina Grande, de mais universidades, além de cineastas do Estado, possam exibir seu trabalho. A proposta é abrir um espaço para divulgação e democratização do cinema na Paraíba, visando socializar e aumentar a produção local.

Secretaria de Comunicação do Estado
http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matLer.asp?newsId=8636


Um comentário:

nandalimapb disse...

Parabéns pela iniciativa... espero que persevere e continue, como um momento de relaxamento e contemplação do mundo e da vida pelo cinema.

Bjs a todos e sucesso!