sábado, 25 de agosto de 2007

UEPB promove segunda edição do Festival de Cinema 'Comunicurtas'

A Universidade Estadual da Paraíba, através do Departamento de Comunicação Social, realiza, de 27 a 31 de agosto, no Sesc Centro e no Museu de Arte Assis Chateaubriand, em Campina Grande, a segunda edição do Festival de Cinema Comunicurtas. Cerca de 40 vídeos de vários estados do País se inscreveram para concorrer ao Prêmio Machado Bitencourt, nas categorias Universitário e Experimental.

Na categoria "Universitário", foram selecionados os filmes "A voz o poeta", dirigido por Diana Reis; "Pela tela pela janela", com direção de Nycolas Albuquerque e "Sob a luz da projeção", dirigido por Helton Paulino, ambos da Paraíba; além de "Cordel da serenata muda", sob a direção de Marcelo Travassos, de Pernambuco.

Já na categoria "Experimental" concorrem as produções paraibanas "Instrumento detector de alguma coisa", dirigido por Otto Cabral; "O gago apaixonado", sob a direção de Romero Azevedo e "Uma curta chama", com a direção de Helton Paulino; além de "Hemocromatose", dirigido por Breno César, de Pernambuco.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 27, às 19h, no Sesc Centro, com a realização de uma mostra de vídeos convidados, como "A estória da figueira", "O bolo", "Chorume", "Chui, Chuy e Babel na América Latina" e "Fúria". O cineasta José Mojica Martins, conhecido como Zé do Caixão, participará da solenidade.

Além da mostra competitiva de filmes, serão realizadas oficinas de cinema, debates, apresentações culturais e uma mostra especial para pessoas da terceira idade. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

O evento - Comunicurtas é uma mostra que consiste na difusão e exibição de filmes curtas-metragem locais, regionais e nacionais, voltada para o público campinense, já que na cidade não existe um espaço voltado para este tipo de divulgação cinematográfica.

A mostra também tem o intuito de abrir espaço para que os estudantes da Universidade Estadual da Paraíba, Federal de Campina Grande, de mais universidades, além de cineastas do Estado, possam exibir seu trabalho. A proposta é abrir um espaço para divulgação e democratização do cinema na Paraíba, visando socializar e aumentar a produção local.

Secretaria de Comunicação do Estado
http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matLer.asp?newsId=8636


sexta-feira, 17 de agosto de 2007

4 DE SETEMBRO (abertura):

Esses serão os filmes exibidos na abertura do CINECLUBE JOSÉ DUMONT:


Morte e Vida Severina - Dir.: Walter Avancini - 58 min - 1981 (Brasil)

Filme baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto. Aqui é narrada a saga de Severino (José Dumont), sertanejo retirante que vai à cidade grande em busca de trabalho. É, portanto, um retrato de tantos outros nordestinos que migraram de suas cidades para os grandes centros urbanos na esperança de dias melhores. A trilha sonora, composta por Chico Buarque, e a interpretação de José Dumont, acabam por nos tornar parte da trajetória deste nordestino.

Zagati - Dir.: Edu Felistoque e Nereu Cerdeira – 12 min - 2000 (São Paulo/SP)
Este é um documentário sobre Zagati, um catador de papel que, quando menino, ficou impressionado com as imagens que viu projetadas na grande tela do Cine Tupy. Hoje, já adulto, Zagati realizou seu sonho ao montar na garagem de sua casa o Mini Cine Tupy, um cinema que leva cultura aos moradores de Taboão da Serra, comunidade carente da Grande São Paulo. Mostra uma relação que vai muito além do gostar, uma relação de amor e devoção ao cinema.

Apresentação

Observando a atual produção audiovisual no Estado da Paraíba, percebe-se que o fazer cinematográfico vem crescendo. O Cineclube José Dumont propõe, portanto, ser mais um espaço democrático e acessível para o escoamento dessa produção.

Este cineclube tem como objetivo prioritário a divulgação e o fomento da sétima arte, assim como despertar na comunidade cefetiana (técnicos administrativos, professores e alunos) e moradores do bairro de Jaguaribe novos olhares quanto ao cinema.

De caráter lúdico e sem fins lucrativos, o Cineclube José Dumont se propõe a realizar sessões periódicas com exibições de longas-metragens, estrangeiros ou nacionais, e curtas-metragens produzidos no Brasil. Serão promovidos, ainda, sempre que possível, debates com os realizadores de cada filme.